Olá turma,
O novo paradigma nasce em
um contexto socioeconômico diferente, onde as mudanças e o avanço da tecnologia
são efêmeros, a Terceira Onda se sustenta no modelo de homem dinâmico, versátil,
capaz de se adaptar as constantes mudanças e saber estabelecer novas relações
em um mundo cada vez conflituoso, plural, onde o local se confunde com o
global, a sociedade é marcada pela diversidade, intensificada pela
circularidade cultural, cujo saber conviver com a diversidade e com novas
estratégias de relações humanas é que importa. Cada vez mais as decisões são de
grupos, de trabalhos em equipes, onde o que conta são as relações interpessoais
e, saber tomar decisões acertadas, seguras, dinâmicas e inovadoras. Conforme
assegura Edgar Morin.
Na educação do futuro
confronta-se de um lado saberes desunidos, divididos, compartimentados e, do
outro, as realidades ou problemas cada vez mais contextualizado, globalizado,
multidimensional, transversais, globais e planetários. (MORIN, 2003, p.36).
A escola é o espaço social
da preparação deste homem, aqui, tomado no sentido de humanidade, pois os
papéis de gêneros não são mais bem definidos. Essa construção se fundamenta na
teoria sociointeracionista piagetiana e vygotskyana, que usando da dialética
marxista, entende educação como uma participação no processo de transformações
das condições sociais, mas, ao mesmo tempo é condicionada pelo processo e a
aprendizagem como uma interação e maturação dos processos biológicos com o meio
físico e cultural.
A
escola deve se pautar
neste arcabouço teórico e desenvolver uma aprendizagem operacionalizada
em um
currículo interdisciplinar e uma gestão participativa envolvendo a
comunidade
como um todo, estabelecendo parcerias, metas e projetos que venha
solucionar
problemas da comunidade, fazendo uma reflexão sobre as ações planejadas.
Isso
envolve desconstruir velhos valores, dogmas aceitos como verdades apesar
da
escola se constituir enquanto espaço do paradoxo, pois é o local onde se
gesta
as idéias que leva a transformação da realidade, mas,
contraditoriamente, é
espaço de conservação, devido está presa à concepção cultural, por outro
lado,
não é mais o único espaço da informação, porque a mídia faz com maior
interatividade, sendo assim, vejo o blog como ferramenta ideal para uso
da interação para interdisciplinaridade.
Até mais,
Noemia Carvalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário